Sistema respiratório e hematose pulmonar

Na última lição percebeste já a que se deve a inspiração e a expiração. Mas qual será o caminho percorrido pelo ar enquanto ocorrem estes movimentos? E o que será que acontece quando o ar enche os pulmões?

Para encontrares respostas para estas questões observa o próximo vídeo com muita atenção...
... mas antes só um pequeno esclarecimento a propósito de um termo lá referido: hemácias (glóbulos vermelhos ou eritrócitos) são células do sangue. 








Em termos de resumo temos:

Sistema respiratório humano
1) O sistema respiratório é formado por vias respiratórias e pulmões.

2) Vias respiratórias: Fossas nasais (boca), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos.

3) Os pulmões são órgãos esponjosos e elásticos. No seu interior encontram-se os bronquíolos que se ramificam e terminam em conjuntos de "sacos" microscópicos, alvéolos pulmonares, os quais estão rodeados por vasos capilares sanguíneos.

4) A hematose pulmonar consiste numa troca de gases ao nível dos alvéolos pulmonares: o oxigénio passa do ar dos alvéolos para o sangue e o dióxido de carbono e o vapor de água passam do sangue para os alvéolos.




Diferenças entre o ar inspirado e o ar expirado:

Será que existem diferenças entre o ar inspirado e o ar expirado? A resposta é bastante simples, basta pensares no que acontece durante hematose pulmonar...

Para analisarmos estas diferenças em detalhe entra aqui.
jjjjjjjjjjjjjjj

Movimentos respiratórios



"Por que será que uma pessoa morre sufocada (sem ar)? O ar que entra nos teus pulmões é igual ao que sai?"

Estas são algumas questões em relação às quais tens com certeza algumas ideias, mas também muitas dúvidas! Pois bem, esta e as próximas lições vão permitir que fiques bem esclarecido(a).




Comecemos pelo princípio: como é que o ar entra e sai dos pulmões?

Observa a imagem:
Movimentos respiratórios: inspiração (A) e expiração (B).


A inspiração e a expiração devem-se às variações do volume da caixa torácica:

a) Na inspiração (A), o volume da caixa torácica aumenta devido à contração dos músculos intercostais (fazem subir as costelas e o esterno) e do diafragma (baixa em direcção ao abdómen);

b) Na expiração (B), o volume da caixa torácica diminui devido ao relaxamento dos mesmos músculos. As costelas e o esterno descem para a posição inicial e o diafragma sobe e comprime os pulmões.


Achas complicado? Observa então o vídeo seguinte. As imagens em movimento ajudam-nos a compreender melhor o que se passa...

 

Os movimentos respiratórios, inspiração e expiração, proporcionam a continua renovação do ar dos pulmões - ventilação pulmonar.

.........................




Toma nota:

1) Movimentos respiratórios: inspiração (ar entra para os pulmões) e expiração (ar sai dos pulmões para o exterior);


2) Os movimentos respiratórios devem-se à ação do diafragma e dos músculos intercostais. Os pulmões são órgãos passivos, não têm movimento próprio. Eles enchem quando o volume da caixa torácica aumenta e esvaziam quando a caixa torácica diminui o seu volume;


3) A ventilação pulmonar (constante renovação do ar nos pulmões) deve-se à continua sucessão de inspirações e expirações. 


iiiiiiiiiiiiiiiii

Relação entre o sistema digestivo e o regime alimentar dos vertebrados

O sistema digestivo dos animais está relacionado com o seu regime alimentar. Nem todos os vertebrados têm um sistema digestivo semelhante ao humano (regime alimentar omnívoro).

Eis alguns exemplos:

1. O intestino delgado dos mamíferos herbívoros é comparativamente  mais longo que o dos omnívoros. Os carnívoros apresentam o intestino delgado mais curto. Isto deve-se ao facto das plantas serem menos nutritivas e de mais difícil digestão do que os alimentos de origem animal. Elas têm de permanecer mais tempo no tubo digestivo a fim de serem completamente digeridas e posteriormente absorvidas.

Comparação entre os sistemas digestivos de dois mamíferos (herbívoro e carnívoro). 


2. Alguns mamíferos herbívoros, como a vaca ou o veado, são designados de ruminantes. Os ruminantes têm estômago composto formado por quatro cavidades: pança, barrete, folhoso e coalheira.

Estes animais engolem os alimentos rapidamente para a pança sem os mastigar. Mais tarde, quando estão em repouso, fazem voltar os alimentos à boca passando primeiro pelo barrete. Na boca, os alimentos são lentamente mastigados e insalivados (ruminação).  Forma-se o bolo alimentar que é deglutido, passando para o folhoso e depois para a coalheira (onde existe um suco digestivo bastante ativo). A digestão é completada no intestino.

Percurso do alimento no estômago composto de um ruminante.


3. O esófago das aves granívoras tem uma dilatação, o papo. O seu estômago está dividido em dois compartimentos: proventrículo e moela.

Os grãos (sementes) são engolidos inteiros e ficam armazenados no papo onde são amolecidos. Passam depois para o proventrículo onde são sujeitos à ação do suco gástrico. Seguem mais tarde para a moela onde são triturados. A digestão termina no intestino. 

Sistema digestivo de uma ave granívora.


Um sistema digestivo saudável...

Manter o nosso sistema digestivo saudável é muito importante. Para que isso aconteça devemos seguir algumas regras no dia-a-dia. Aqui tens algumas:

A lavagem diária dos dentes previne a cárie dentária.
1) Lavar os dentes pelo menos duas vezes por dia;

2) Respeitar as regras da alimentação;

3) Mastigar bem os alimentos;

4)   Comer a horas certas em ambiente calmo;

5) Não fazer exercícios físicos violentos após as refeições;

6) Aguardar pelo menos 3 horas, após a refeição, para tomar banho;

                                                                                                          7) .............