O sangue

Quando pensas em sangue imaginas um líquido espesso de cor vermelha.

Sangue humano.

 E se os teus olhos conseguissem ampliar as imagens tal e qual um microscópio, continuarias a ver um líquido da mesma cor?

Representação realística de sangue humano ampliado.  

A resposta é NÃO. Observarias nesse caso um líquido de cor ligeiramente amarelada e um número incrivelmente grande de células, a maioria das quais de cor vermelha.

Estas células de cor vermelha chamadas glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) são microscópicas (invisíveis a olho nu) e extremamente numerosas. São elas as responsáveis pela cor do sangue.




Afinal como é então constituído o sangue?

Constituintes do sangue.

O sangue é constituído por uma parte líquida, o plasma, e pelos elementos figurados (células sanguíneas): glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas sanguíneas (trombócitos).



Para compreenderes bem este assunto observa o vídeo com atenção:




........................

Em termos de resumo temos:
Nota: podes clicar na imagem para a veres em tamanho maior.


lkjlkjlkj

5 comentários:

Unknown disse...

esta muito bem explicado obrigado por apresentarem este moral porque agora percebo melhor mas estava muito fixe principalmente o video obrigado resolveram a minha duvida podiam fazer mais destes tipos de coisas eu também sou do 6 ano tankio

Anónimo disse...

professor não percebi muito bem esta materia apenas não disse em frente áa turma pk tinha vergonha Afra Daniela 6ªc
bej

PG disse...

Olá Daniela,

Desculpa só agora estar a responder ao teu comentário mas tive problemas com a internet e não pude consultar a minha caixa de correio.

Não compreendeste esta matéria?
Vejamos:

1) O sangue é constituído por um líquido, o plasma, e por células (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas sanguíneas). No seu conjunto as células do sangue constituem os elementos figurados.

2) Cada constituinte do sangue tem diferentes funções. Para saber quais são essas funções consulta o quadro azul que está no final desta lição.

Bom estudo!

Anónimo disse...

O vídeo ajuda bastante.

Anónimo disse...

Ajudou-me bastante na matéria Gonçalo Dias6E obrigado