Vasos sanguíneos

Muita gente confunde veias com vasos sanguíneos. Será assim? Veias são, de facto, vasos sanguíneos, mas para além destas existem ainda as artérias e os capilares.

Diferenças entre artérias, veias e capilares sanguíneos:

As artérias, as veias e os capilares sanguíneos distinguem-se não só pela sua estrutura mas também pela função que desempenham.

Diferenças entre artérias, veias e vasos capilares sanguíneos.

As artérias levam o sangue do coração para os diferentes órgãos. As suas paredes são espessas (grossas) e elásticas. Elas conseguem suportar a pressão do sangue quando este é bombeado pelo coração.
No organismo, as artérias ramificam-se diminuindo gradualmente de espessura.

Nas veias circula o sangue que regressa ao coração. As suas paredes são mais finas e menos elásticas. Apresentam um diâmetro interno (espaço por onde passa o sangue) maior do que o das artérias.

Os vasos capilares ligam as artérias às veias. Têm um diâmetro muito pequeno e as suas paredes são constituídas por uma só camada de células, o que permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.


Queres ver o sangue a circular nos vasos capilares? Presta, então, atenção ao vídeo. Repara que a imagem foi gravada a partir de um microscópio, nela consegues aperceber-te dos glóbulos vermelhos a deslocarem-se lentamente por entre estes vasos sanguíneos tão finos.




.......................

Vasos sanguíneos de um ser humano.

O comprimento total de todos os vasos sanguíneos de um ser humano é de tal maneira grande que equivale a mais de duas voltas ao nosso planeta. Todas as células do nosso corpo têm forçosamente que ter na sua proximidade um vaso capilar de forma a poderem estabelecer trocas com o sangue. 


6 comentários:

Joaquim Magalhães disse...

professor nao percebi muito bem !!!

Anónimo disse...

É tão incrivel como o ser humano pode ter tantos vasos sanguineos! São mais que noventa e nove triliões de vasos sanguineos!


Bjs da Jéssica Filipa
nº10
6ºI

PG disse...

Não percebeste o quê???

Anónimo disse...

ai ai stor, este blog e formidavel, por aqui posso tirar informaçao e principalmemte, estudar para as fichas de avaliaçao......
Inês Reis 6ºI nº8

Anónimo disse...

Concordo contigo Ines Reis! Um beijão da tua amiga Jéssica!

Anónimo disse...

Não sei como é que temos tantos vasos sanguineos até me perco imaginar se fosse um labirinto

Ana martins 6ºI nº2