Põe à prova os teus conhecimentos sobre o sistema circulatório...

... e diverte-te!






                                                    Jogo 6

Sistema cardiovascular e saúde

As doenças do sistema circulatório são a principal causa de morte em Portugal. A maioria delas estão relacionadas com maus hábitos e podem ser prevenidas.

Para teres um sistema cardiovascular saudável deves ter em atenção as seguintes regras:




1. Fazer uma alimentação equilibrada, sem excesso de sal, açúcar ou gorduras.




















2. Fazer exercício físico regularmente e controlar o peso.























3. Não consumir substâncias tóxicas como bebidas alcoólicas ou tabaco.

















4. Não permanecer muito tempo parado(a) de pé e evitar roupa muito justa.

A grande e a pequena circulação

Sistema circulatório humano.

Quando o sangue percorre o corpo realiza duas diferentes viagens: uma curta entre o coração e os pulmões - a pequena circulação (circulação pulmonar) -, e uma longa entre o coração e todo o resto do corpo - a grande circulação (circulação sistémica).



Nas representações do sistema circulatório o sangue rico em oxigénio - sangue arterial – aparece a vermelho e o sangue rico em dióxido de carbono – sangue venoso – aparece a azul. Na realidade não é assim, há apenas uma ligeira diferença no tom: o sangue arterial é vermelho vivo e o venoso é vermelho escuro. Esta diferença não é muito evidente, daí a opção pelas duas cores.












Para compreenderes bem a circulação sanguínea observa o vídeo:


Percurso do sangue na pequena circulação:

Ventrículo direito  artéria pulmonar  pulmões (ocorre a hematose pulmonar e o sangue venoso passa a arterial)  veias pulmonares  aurícula esquerda;



Percurso do sangue na grande circulação:

Ventrículo esquerdo  artéria aorta  diferentes partes do organismo (sangue arterial fornece oxigénio às células e recebe dióxido de carbono passando a venoso)  veias cavas  aurícula direita;

Vasos sanguíneos

Muita gente confunde veias com vasos sanguíneos. Será assim? Veias são, de facto, vasos sanguíneos, mas para além destas existem ainda as artérias e os capilares.

Diferenças entre artérias, veias e capilares sanguíneos:

As artérias, as veias e os capilares sanguíneos distinguem-se não só pela sua estrutura mas também pela função que desempenham.

Diferenças entre artérias, veias e vasos capilares sanguíneos.

As artérias levam o sangue do coração para os diferentes órgãos. As suas paredes são espessas (grossas) e elásticas. Elas conseguem suportar a pressão do sangue quando este é bombeado pelo coração.
No organismo, as artérias ramificam-se diminuindo gradualmente de espessura.

Nas veias circula o sangue que regressa ao coração. As suas paredes são mais finas e menos elásticas. Apresentam um diâmetro interno (espaço por onde passa o sangue) maior do que o das artérias.

Os vasos capilares ligam as artérias às veias. Têm um diâmetro muito pequeno e as suas paredes são constituídas por uma só camada de células, o que permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.


Queres ver o sangue a circular nos vasos capilares? Presta, então, atenção ao vídeo. Repara que a imagem foi gravada a partir de um microscópio, nela consegues aperceber-te dos glóbulos vermelhos a deslocarem-se lentamente por entre estes vasos sanguíneos tão finos.




.......................

Vasos sanguíneos de um ser humano.

O comprimento total de todos os vasos sanguíneos de um ser humano é de tal maneira grande que equivale a mais de duas voltas ao nosso planeta. Todas as células do nosso corpo têm forçosamente que ter na sua proximidade um vaso capilar de forma a poderem estabelecer trocas com o sangue. 


O coração

Há várias ideias erradas sobre o coração espalhadas entre as pessoas. Será o teu caso?

A primeira tem a ver com a forma e a posição do coração no nosso corpo:
Forma e localização do coração no corpo humano: o errado e o correto.

Muita gente imagina que o coração tem a forma daquele coração dos namorados que encontramos desenhado nas paredes e nas cartas de amor. O nosso coração é muito diferente! Outro erro comum consiste em pensarmos que o coração se encontra no lado esquerdo do nosso peito. Embora a sua ponta esteja voltada para a esquerda, este órgão apresenta uma posição mais ou menos central no peito.



Outra ideia errada bastante vulgar está relacionada com as funções desempenhadas pelo coração:

Muitas vezes as pessoas associam o coração a sentimentos como a paixão e o amor. Na realidade o coração nada mais faz que bombear continuamente sangue ao longo da nossa vida permitindo, assim, que ele circule continuamente pelo nosso corpo. Os sentimentos e as emoções são da responsabilidade do cérebro!



Como é constituído o coração?
Constituição do coração (1).

O coração é um órgão oco constituído principalmente pelo miocárdio (mio + cárdio = músculo + cardíaco) o qual é revestido por um tecido chamado pericárdio (na periferia ou em volta do coração). Dentro do coração encontramos quatro cavidades: duas aurículas (esquerda e direita), em cima, e dois ventrículos (esquerdo e direito) em baixo. A parte esquerda do coração está separada do seu lado direito devido à existência de uma parede chamada septo cardíaco a qual é formada pelo próprio miocárdio. O septo cardíaco impede que o sangue que circula no lado esquerdo do coração se misture com o que circula no seu lado direito.

Constituição do coração (2).

No coração existem quatro válvulas: a válvula tricúspide (entre a aurícula direita e o ventrículo direito), a válvula bicúspide (entre a aurícula esquerda e o ventrículo esquerdo) e as válvulas sigmóides (entre os ventrículos e os vasos sanguíneos que levam o sangue para fora do coração). É devido a elas que o sangue circula dentro deste órgão num só sentido: enche as aurículas, passa a seguir para os ventrículos e finalmente sai do coração. Em nenhum momento o sangue se desloca na direção contrária (a menos que haja algum mau funcionamento das válvulas!).


Constituição do coração (3).

O sangue entra no coração através das veias cavas, para a aurícula direita, e das veias pulmonares para a aurícula esquerda. Sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar em direção aos pulmões e do ventrículo esquerdo pela artéria aorta para as restantes partes do corpo.



Como funciona o coração?


O coração funciona através de um conjunto de acontecimentos que se repetem - ciclo cardíaco.

Fases do ciclo cardíaco:

1) Diástole geral - o coração está relaxado e o sangue proveniente de todo o corpo chega através das veias às aurículas;

2) Sístole auricular -  o coração contrai-se na região das aurículas, as válvulas tricúspide e bicúspide abrem-se e o sangue é empurrado para os ventrículos;

3) Sístole ventricular - o coração contrai-se na região dos ventrículos, as válvulas tricúspide e bicúspide fecham-se e as sigmóides abrem-se. Como consequência, o sangue é empurrado para fora do coração através das artérias que o levam para todo o corpo. Em seguida as válvulas sigmóides fecham impedindo que algum do sangue volte a entrar nos ventrículos.

Queres ver como é? Então observa o vídeo.
Nota: no vídeo aparecem legendas escritas em inglês simples. Se não conseguires compreendê-las não faz mal, presta atenção às imagens.

O sangue

Quando pensas em sangue imaginas um líquido espesso de cor vermelha.

Sangue humano.

 E se os teus olhos conseguissem ampliar as imagens tal e qual um microscópio, continuarias a ver um líquido da mesma cor?

Representação realística de sangue humano ampliado.  

A resposta é NÃO. Observarias nesse caso um líquido de cor ligeiramente amarelada e um número incrivelmente grande de células, a maioria das quais de cor vermelha.

Estas células de cor vermelha chamadas glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) são microscópicas (invisíveis a olho nu) e extremamente numerosas. São elas as responsáveis pela cor do sangue.




Afinal como é então constituído o sangue?

Constituintes do sangue.

O sangue é constituído por uma parte líquida, o plasma, e pelos elementos figurados (células sanguíneas): glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas sanguíneas (trombócitos).



Para compreenderes bem este assunto observa o vídeo com atenção:




........................

Em termos de resumo temos:
Nota: podes clicar na imagem para a veres em tamanho maior.


lkjlkjlkj

Hematose branquial

Como deves já saber os peixes respiram dentro de água. Será que estes animais não necessitam de oxigénio?

É claro que necessitam! O que acontece é que eles obtêm-no a partir da água e não do ar. O oxigénio, tal como muitas outras substâncias como por exemplo o açúcar, dissolve-se na água. É este oxigénio que os peixes recolhem através das suas brânquias (guelras).

Brânquia de um peixe. A cor vermelha deve-se ao sangue que percorre inúmeros vasos sanguíneos.


Para que isto suceda o peixe tem que realizar movimentos respiratórios: a água entra pela boca, em seguida passa para a câmara branquial onde se encontram as brânquias e por fim sai pelas fendas operculares que se abrem devido à movimentação dos opérculos.

Podes ver neste vídeo uma carpa a realizar movimentos respiratórios (abre a boca e engole água; de seguida fecha-a e abre as fendas operculares para a expulsar).

A água que entra na boca do peixe traz oxigénio dissolvido. Quando passa pelas brânquias dá-se a hematose branquial (o oxigénio dissolvido na água passa para o sangue existente nas brânquias e o dióxido de carbono passa do sangue para a água). Quando a água sai pelas fendas operculares já vem pobre em oxigénio e rica em dióxido de carbono.


Podes ver todo este processo na imagem seguinte.