Eliminação dos produtos da atividade celular

Do trabalho celular resultam resíduos, produtos de excreção, que têm que ser eliminados. Alguns destes resíduos são tóxicos, se não fossem eliminados envenenariam o nosso corpo!


O dióxido de carbono produzido durante a respiração celular é, como sabes, expulso para o exterior no ar expirado depois de ter ocorrido a hematose pulmonar.

O dióxido de carbono produzido  nas células durante a respiração celular é eliminado para o exterior quando expiramos.


Outras substâncias tóxicas produzidas pelas células são eliminadas através da urina e do suor.




Formação da urina:


A urina forma-se nos rins através de um processo de filtragem das substâncias nocivas transportadas pelo sangue. Esta é transportada por dois canais, os ureteres, até à bexiga onde fica temporariamente armazenada. A urina é posteriormente eliminada para o exterior através da uretra.





Formação do suor:

Representação esquemática da pele.
As glândulas sudoríparas existentes na pele também contribuem para a eliminação das substâncias tóxicas produzidas nas células através da produção de suor.




Relação entre a atividade física e o consumo de nutrientes

É essencialmente a partir da respiração celular que as células do nosso corpo obtêm a energia necessária para realizar as suas funções vitais. Mas...

... será que as necessidades energéticas são idênticas para todas as pessoas? A resposta é NÃO!

Elas são maiores por exemplo nos jovens, nos indivíduos do sexo masculino, ou naqueles que têm uma atividade física diária intensa.

As necessidades energéticas variam com o tipo de profissão (são maiores naquelas que exigem uma atividade física mais intensa).


As células do nosso organismo obtêm a energia - durante a respiração celular - a partir dos nutrientes energéticos. Daqui se conclui que a quantidade do consumo destes nutrientes deverá variar de indivíduo para indivíduo: ela deverá ser por exemplo maior naqueles que têm uma atividade física intensa.

O que será que acontece a um indivíduo que consome uma grande quantidade de nutrientes energéticos e tem uma vida sedentária? A resposta é simples: ficará obeso!

A vida sedentária associada a uma alimentação rica em alimentos energéticos provoca obesidade.





Por outro lado, uma alimentação pobre em nutrientes energéticos associada à atividade física provoca emagrecimento, fraqueza e diminuição da resistência do organismo às doenças.


A magreza excessiva é prejudicial.
Deverá, portanto, haver um equilíbrio entre a energia que gastamos na atividade diária e a energia que nos é fornecida pelos nutrientes que ingerimos. Como poderemos avaliar corretamente a situação? Através da relação entre o nosso peso e a altura.


Respiração celular

Em linguagem comum costuma chamar-se respiração à entrada e saída de ar dos pulmões. Contudo, em linguagem científica, o termo respiração tem um significado diferente: é um processo que ocorre ao nível das células e que permite a estas a obtenção de energia (daí o termo respiração celular).

Respiração celular.

Vamos por partes:

1) Sabemos já que às células chegam nutrientes e oxigénio transportados pelo sangue.

O sangue recolhe os nutrientes nas vilosidades intestinais do intestino delgado durante a absorção digestiva e o oxigénio nos alvéolos pulmonares sempre que ocorre a hematose pulmonar. Por sua vez o sangue mantém-se em continua circulação devido à ação do coração repetindo este circuito constantemente. 

2) No interior da célula ocorre uma série de processos complexos nos quais esta consegue obter energia a partir dos nutrientes energéticos. O oxigénio é essencial para que ocorra a libertação de energia contida nos nutrientes.


3) Durante este processo forma-se dióxido de carbono e água que as células eliminam para o sangue.




Como utilizam as células a energia obtida?
As células executam diversos tipos de atividades. Estas atividades implicam gastos de energia. De entre os diferentes tipos de trabalho que as células realizam destacam-se três principais:

Trabalho de construção - de materiais de que a célula é feita que contribuem para o seu crescimento, regeneração e multiplicação;

Trabalho mecânico - que permite à célula fazer movimentos, principalmente contrações e distensões que ocorrem principalmente nas células musculares;

Trabalho de produção de calor - que permite manter a temperatura do corpo mais ou menos constante, cerca de 37º C.