Da ovulação à nidação

A partir da puberdade o sistema reprodutor entra em pleno funcionamento. Na mulher, os ovários libertam  mensalmente, e de uma forma alternada,  um ovócito amadurecido para a trompa do mesmo lado. Este processo designa-se por ovulação.

Durante a ovulação um ovócito amadurecido sai do ovário em direção à trompa.


Numa relação sexual o esperma (líquido que contém os espermatozoides) é depositado na vagina da mulher. Cerca de 300 milhões de espermatozoides iniciam então um percurso através do útero e em direção às trompas. Destes, somente algumas centenas atingem o ovócito e apenas um consegue penetrá-lo - fecundação. A fecundação dá origem a um ovo (zigoto).

O ovo começa a dividir-se ainda na trompa. Primeiro divide-se em duas células, depois cada uma destas divide-se novamente em duas e assim sucessivamente. A divisão do ovo em mais células origina o embrião.

A fecundação é a união de um espermatozoide com um ovócito. 



Quando o embrião atinge o útero, cerca de cinco a sete dias após a fecundação, é constituído por um conjunto de cerca de trinta células. Este pequeno embrião fixa-se, depois, na parede interna do útero, o endométrio. O processo de fixação do embrião na parede do útero chama-se nidação.

A nidação consiste na fixação do embrião na parede interna do útero, o endométrio.

.............................


Em termos de resumo temos:

1) Ovulação - libertação de um ovócito amadurecido de um ovário  para a trompa;

2) Fecundação - União de um espermatozoide com um ovócito;

3) Nidação - Fixação do embrião na parede do útero.


Para terminar, vou convidar-te a assistires a este pequeno vídeo que retrata precisamente estes momentos. Presta atenção...




kjhkjh

Sistemas reprodutores masculino e feminino

Na maioria dos animais o sexo está apenas relacionado com a reprodução. Nos seres humanos, porém, a sexualidade está relacionada com muitas outras coisas: o corpo, o crescimento, os sentimentos como o amor e a ternura, o respeito pelo outro, o prazer e a responsabilidade, a família, a biologia e a saúde.

Para além dos caracteres sexuais secundários que foram já abordados na lição anterior, o homem e a mulher diferenciam-se pelos seus órgãos sexuais externos (caracteres sexuais primários). Estes, juntamente com um conjunto de outros órgãos que se situam na cavidade abdominal, constituem os sistemas reprodutores masculino e feminino.


Sistema reprodutor masculino:
Morfologia dos órgãos sexuais masculinos externos.



Órgãos sexuais masculinos externos:


 - Pénis (com prepúcio, porção de pele que recobre a extremidade do pénis);

- Escroto (bolsa que protege os testículos).








Sistema reprodutor masculino.

Funções dos órgãos do sistema reprodutor masculino:

- Testículos (produzem os espermatozoides);

- Canais deferentes (conduzem os espermatozóides desde os testículos até à uretra);

- Vesículas seminais (produzem líquido seminal)

- Próstata (produz líquido prostático );

- Uretra (canal comum aos sistemas reprodutor e urinário que transporta o esperma ou a urina para o exterior);

- Pénis (permite o ato sexual).











Sistema reprodutor feminino:

Morfologia da vulva.


Órgão sexual feminino externo (vulva):

- Grandes lábios e pequenos lábios (pregas de pele);

- Clitóris (pequeno órgão muito sensível da vulva);

- Orifício da uretra (orifício por onde sai a urina);

- Orifício da vagina (a vagina, juntamente com a vulva, permite o ato sexual).



Sistema reprodutor feminino.

Funções dos órgãos do sistema reprodutor feminino:

- Ovários (onde se localizam os ovócitos);

- Trompas (canais que ligam os ovários ao útero e onde ocorre a fecundação);

- Útero (órgão onde tem origem a menstruação e onde o novo ser permanece durante a gravidez);

- Vagina (canal que faz a ligação do útero com o exterior e onde é depositado o esperma);

- Vulva (órgão sexual feminino externo).


mnbbn

Caracteres sexuais primários e secundários

É menino ou menina?

Será possível determinar o sexo destes bebés? É uma tarefa impossível!

Só conseguimos conhecer o sexo dos bebés através dos seus órgãos sexuais (ou órgãos genitais). Para além destes, não há mais diferenças.

Aos órgãos sexuais chamamos caracteres sexuais primários. Os caracteres sexuais primários acompanham-nos desde o nascimento, daí o termo primários!


Na infância, com excepção dos órgãos genitais (caracteres sexuais primários), o corpo das raparigas continua muito semelhante ao dos rapazes. Contudo, a partir de uma certa idade, começa a verificar-se uma série de transformações que vão progressivamente acentuando as diferenças entre os géneros (masculino e feminino). Estas são as alterações necessárias para se adquirir a capacidade reprodutiva (de ter filhos).

A esta fase da vida em que se iniciam as alterações no corpo de rapazes e raparigas chamamos puberdade (acontece, em média, entre os 8 e os 14 anos nas raparigas e entre os 9 e os 15 anos nos rapazes). A puberdade está normalmente associada a uma fase de crescimento acentuado.

Na puberdade surgem os caracteres sexuais secundários (vêm a seguir aos primários). Os caracteres sexuais secundários são modificações do corpo que ocorrem devido ao funcionamento do sistema reprodutor e que permitem distinguir o rapaz da rapariga.




Modificações na aparência do corpo em ambos os sexos, desde a infância até à fase adulta.

São os caracteres sexuais secundários os responsáveis pela diferenciação clara entre os indivíduos do sexo masculino e feminino (pelo dimorfismo sexual na nossa espécie).



Principais caracteres sexuais secundários nos dois sexos:



Rapazes


- Desenvolvimento dos testículos e do pénis;
- Crescimento de pelos em todo o corpo, em particular na zona púbica, nas axilas e na face (barba);
- Alargamento dos ombros;
- Desenvolvimento dos músculos;
- Alteração da voz (torna-se mais grave).



Raparigas


- Desenvolvimento das mamas;
- Alargamento das ancas;
- Crescimento de pelos, especialmente na zona púbica e nas axilas;
- Aparecimento da menstruação.




Juntamente com as modificações do corpo surgem também alterações em termos emocionais e de comportamento. Todas estas modificações vão-se prolongar por um período mais longo, até se alcançar a idade adulta. A fase da vida entre a infância e a idade adulta chama-se adolescência. A puberdade marca o início da adolescência.

A fase da vida em que deixamos de ser crianças e, pouco a pouco, nos vamos transformando em adultos é fascinante! No entanto pode, por vezes, provocar sentimentos de dúvida, de ansiedade e insegurança. Mas afinal tudo isso é normal e faz parte do crescimento e do amadurecimento. Presta atenção ao seguinte vídeo:


çlkj

Prevenção das doenças do sistema urinário e da pele

O sistema urinário e a pele (glândulas sudoríparas) são fundamentais na eliminação dos produtos de excreção que se formam devido à atividade celular. É por isso muito importante evitarmos que certas doenças afetem o seu bom funcionamento.

Cuidados a ter relativamente à prevenção das doenças do sistema urinário:



Beber água em abundância (cerca de 1.5 a 2 litros diários) facilita o trabalho de filtração dos rins dado que os produtos de excreção ficam mais dissolvidos.
Por outro lado, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas produz um efeito destruidor em algumas das estruturas dos rins.








Evitar comer carne em excesso. Os nutrientes resultantes da digestão da carne quando são utilizados pelas células dão origem a determinados produtos de excreção em quantidade dificultando a tarefa dos rins. Se estas substâncias se acumularem no organismo dão origem a uma doença chamada gota.















A higiene dos órgãos genitais, assim como a mudança diária da roupa interior, são fundamentais. Evitamos assim infeções urinárias que, se não forem tratadas, podem afetar gravemente os rins.

















Prevenção das doenças da pele:









Evitar a exposição direta ao Sol entre as 11 e as 16 horas. O Sol provoca queimaduras na pele e é responsável pelo seu envelhecimento prematuro. Em certos casos podem surgir cancros de pele.


Usar regularmente protetor solar na praia. A escolha do protetor solar deve estar de acordo com o tipo de pele de cada um.

O chapéu e os óculos de sol são também aconselháveis!










lkjklj
.,m.m,






A higiene é fundamental porque remove os micróbios e as impurezas da pele.





lkjjkjk