Importância das plantas

As plantas são a base de sustentação da vida na Terra. São elas que, juntamente com as algas, produzem o oxigénio necessário à respiração dos seres vivos. Ao transformarem a matéria mineral em matéria orgânica, através da fotossíntese, as plantas estão na base das cadeias alimentares. De uma forma direta ou indireta fornecem o alimento aos animais (incluindo o Homem).
Importância das plantas para o mundo vivo.


Além de constituírem uma fonte de alimento para os seres vivos, as plantas são uma fonte de matérias primas para as mais variadas indústrias. O algodoeiro e o linho são exemplos de plantas essenciais para a indústria têxtil.

Muita da roupa que usas é feita de fibra de algodão.


A madeira das árvores é utilizada em múltiplas aplicações: construção de casas, barcos, mobiliário e muitos outros utensílios domésticos. A cortiça, extraída do sobreiro, é utilizada não só no fabrico de rolhas mas também de embalagens e na construção civil.

As rolhas são utilizadas para engarrafar vinhos e outras substâncias líquidas.



Há uma infinidade de outras importantes utilizações das plantas pelo Homem que poderiam ser referidas. Uma das mais importantes está relacionada com a indústria farmacêutica, uma vez que muitas espécies têm importantes propriedades medicinais. Podes ver, neste vídeo, um bom exemplo:



lkj

Trocas de gases entre as plantas e a atmosfera

Como vimos, as plantas, ao realizarem a fotossíntese, captam água com sais minerais dissolvidos do solo, dióxido de carbono do ar atmosférico e libertam oxigénio. Ao mesmo tempo produzem o seu alimento que é levado às células (seiva elaborada). A fotossíntese está dependente da luz solar, as trocas de gases que ocorrem durante este processo só ocorrem durante a fase diurna.

Quando realizam a fotossíntese, as plantas absorvem dióxido de carbono e libertam oxigénio.


Contudo, as plantas realizam também outras funções como por exemplo a respiração (tal como as células dos animais, também as das plantas necessitam de energia para sobreviver). Queres recordar a respiração celular? Então entra aqui.

Por isso, ao mesmo tempo que realizam a fotossíntese, as plantas também respiram e portanto também gastam oxigénio e libertam dióxido de carbono. A respiração nas plantas ocorre durante as 24 horas do dia.

Ao respirarem, as plantas absorvem oxigénio e libertam dióxido de carbono.

Põem-se então a questão: as plantas produzem ou gastam oxigénio do ar, captam ou libertam dióxido de carbono para a o ar? Dado que a fotossíntese ocorre de uma forma muito mais intensa que a respiração, então conclui-se que, em termos de balanço, as plantas são de facto produtoras de oxigénio para a atmosfera e absorvem o seu dióxido de carbono. Podemos portanto afirmar que os espaços verdes são um contributo fundamental na renovação da qualidade do ar.

Enquanto realizam a fotossíntese e a respiração, as plantas libertam ainda vapor de água para a atmosfera através da transpiração. Tal como a respiração, esta ocorre ao longo de todo o dia.

Trocas gasosas entre a planta e a atmosfera (as setas que apontam os gases durante a fotossíntese são maiores que as restantes de modo a evidenciar a maior intensidade das trocas gasosas durante este processo).


......................



Em termos de conclusão temos:


Na fotossíntese (durante a exposição solar):

A planta recebe: dióxido de carbono
A planta liberta: oxigénio

Na respiração (ao longo de todo o dia):

A planta recebe: oxigénio
A planta liberta: dióxido de carbono

Na transpiração (ao longo de todo o dia):

A planta liberta: vapor de água



kjhkjhkjhkjh

Acumulação de reservas alimentares nas plantas

Quando as plantas não utilizam a totalidade do alimento que produzem na fotossíntese armazenam-no sob forma de reservas alimentares.


As substâncias de reserva são utilizadas em caso de necessidade, por exemplo:

- Quando as condições do meio são desfavoráveis, por exemplo no inverno, as plantas podem não conseguir realizar o processo de fotossíntese e recorrem às substâncias de reserva para sobreviver;

- No início da sua vida, quando germinam a partir das sementes, as plantas não têm ainda capacidade de produzir o seu alimento. Nesta fase são as reservas alimentares contidas nas sementes que asseguram a sua sobrevivência (até que as plantas estejam suficientemente desenvolvidas e possam realizar a fotossíntese).



A acumulação de reservas alimentares nas plantas pode ser efetuada em diferentes órgãos:

a) Nas raízes espessas, chamadas tuberculosas (gordas) como cenouras, nabos ou beterrabas. Os alimentos acumulados nas raízes tuberculosas são, em geral, utilizados pela planta quando esta perde as folhas e, por isso, deixa de poder realizar a fotossíntese.

A cenoura é uma raiz aprumada tuberculosa. É espessa porque acumula reservas alimentares. 


b) Nos caules, especialmente nos subterrâneos: bolbos, rizomas e tubérculos. São também diversas as plantas que armazenam substâncias de reserva em caules aéreos, a cana-de-açúcar e os cactos são bons exemplos.

As batatas são tubérculos, caules especializados na acumulação de substâncias alimentares de reserva.


c) Nos frutos, especialmente nos chamados frutos carnudos como a maçã ou a pêra. As reservas alimentares contidas nos frutos, assim como a sua cor e aroma, atraem muitos animais que os comem e ajudam à disseminação (ao espalhar) das sementes dado que elas não são digeridas nos seus tubos digestivos.
As cerejas são exemplos de frutos carnudos ricos em substâncias alimentares de reserva.


d) Nas sementes. É nas sementes que se encontram as reservas nutritivas que vão servir de alimento ao embrião da nova planta.

As ervilhas são exemplos de sementes utilizadas pelo Homem na alimentação devido à sua riqueza em substâncias alimentares.



e) Nas folhas e nas flores. Em certas plantas há acumulação de reservas alimentares nas folhas. São disso bom exemplo as plantas aromáticas que armazenam substâncias que lhes dão algumas propriedades medicinais e/ou aromáticas como a salsa e os coentros. Algumas plantas xerófilas (adaptadas a ambientes muito secos) acumulam nas suas folhas água e substâncias alimentares.
Em certas plantas a acumulação de reservas alimentares ocorre nas suas inflorescências. Exemplos bem conhecidos são a couve-flor e os brócolos.

Os brócolos são exemplos de flores que acumulam substâncias alimentares. 



...........................


Muitos animais, incluindo o Homem, aproveitam as reservas alimentares das plantas na sua própria alimentação. Neste pequeno vídeo podes observar um esquilo-vermelho a roer um pinha para comer as suas sementes.

Fotossíntese

De que se alimentam as plantas?

Será da terra (solo)? Muita gente acha que sim. Antigamente era igual, até os cientistas da época pensavam o mesmo. Para dar resposta a esta questão Van Helmont, um cientista do séc. XVII, realizou a seguinte experiência:

Plantou uma planta jovem num vaso com solo. Pesou previamente a planta e a quantidade de solo que lá colocou. Regou a planta com água da chuva durante 5 anos, voltou a pesar a planta e o solo, e verificou que enquanto a planta tinha aumentado enormemente o seu peso (de 2,25 Kg para 76,1 Kg), a diferença do peso do solo era insignificante (somente 1 grama!).  Concluiu que a planta não se alimentou a partir deste.
Ilustração da experiência de Van Helmont.





Mas se as plantas não se alimentam do solo qual será o seu alimento? Vamos por partes...

Circulação da seiva bruta.






As plantas absorvem, através das raízes, água que caiu no solo resultante da chuva ou de rega. Esta água, à medida que se vai infiltrando no solo, vai dissolvendo pequenas porções de minerais que lá se encontram. Logo, a água que é sugada pelas raízes tem sais minerais dissolvidos.

Uma vez dentro da planta, esta água com sais minerais dissolvidos é designada de seiva bruta.

A seiva bruta é transportada por vasos condutores em direção às folhas (circulação ascendente).  Os vasos condutores de seiva bruta encontram-se na região central do interior do caule .





O dióxido de carbono é captado através dos estomas.



Nas folhas (principalmente na página inferior) existem umas pequenas aberturas, os estomas, por onde as plantas captam dióxido de carbono do ar atmosférico.








Será então que a água com sais minerais dissolvidos (absorvida através da raiz) e o dióxido de carbono (captado através dos estomas) são o alimento da planta? Será que conseguimos dar já resposta à questão inicial? Ainda não.  No entanto estas substâncias são essenciais, as matérias primas, com que a planta obtém o seu alimento.

O alimento das plantas é obtido através de um processo chamado fotossíntese. Neste processo, as plantas fabricam o seu alimento, açúcares (matéria orgânica), a partir de substâncias minerais: água e dióxido de carbono.  Para que a fotossíntese ocorra é necessária a energia solar que a planta capta através de uma substância chamada clorofila (a mesma que dá a cor verde às plantas). O oxigénio é um produto final da fotossíntese que as plantas libertam para a atmosfera através dos estomas.




A fotossíntese ocorre essencialmente nas folhas. O alimento produzido é depois dissolvido em água e dá origem à seiva elaborada. Esta é enviada das folhas para as outras partes das plantas através de um conjunto de vasos condutores que se situam na periferia do caule (mais próximo da superfície do que os que transportam a seiva bruta).  A seiva elaborada circula no sentido descendente: das folhas para a raiz.


Circulação da seiva bruta e da seiva elaborada.

.................................


Para terminar deixo-te uma sugestão: uma página interativa onde todos estes assuntos estão muito bem explicados. Mas há um problema, está escrita em inglês. Mesmo assim vale a pena, é uma boa oportunidade para utilizares os teus conhecimentos adquiridos na disciplina!

Entra na página AQUI.

Da fecundação ao nascimento

O que acontece durante a gravidez? Quais são as etapas de desenvolvimento do novo ser? Como se processa o parto? Encontrarás respostas a estas questões neste excelente vídeo:

Ciclo menstrual

Mas afinal o que é a menstruação?

Para a maioria dos rapazes que frequentam o 6ºano este é um mistério associado ao sexo feminino: uns ouviram falar mas não sabem bem do que se trata, outros desconhecem o assunto por completo. As alunas, pelo contrário, estão geralmente mais informadas ou são mesmo já menstruadas, mas mesmo assim subsistem muitas dúvidas, muita confusão. Muitas delas têm até ideias erradas quanto às consequências ou aos cuidados a ter durante o período.  

A menstruação (período) consiste numa perda de sangue através da vagina que acontece todos os meses. Ocorre em média de 28 em 28 dias e tem uma duração de 3 e 7 dias. Esta perda de sangue deve-se à descamação periódica do endométrio (camada que recobre o interior do útero e que tem como função acolher o embrião).

Vamos por partes:

Ciclo menstrual.

Durante o ciclo menstrual, um ovócito amadurece num dos ovários e dirige-se para a trompa (ovulação) permanecendo aí, vivo, cerca de 12 a 24 horas.  Ao mesmo tempo sucede que no interior do útero vai-se formando uma camada esponjosa, rica em vasos sanguíneos, chamada endométrio. Esta camada tem como função acolher o embrião e proporcionar-lhe as condições ideais para o seu desenvolvimento. Caso não haja fecundação do ovócito por um espermatozoide este acaba por morrer. Por sua vez o endométrio, como já não vai haver embrião, começa a descamar e sai através da vagina dando origem a uma pequena hemorragia, a menstruação.


A primeira menstruação na vida de uma rapariga denomina-se menarca. Nos meses seguintes à menarca é normal que o período não seja totalmente regular, podendo ocorrer duas menstruações no mesmo mês, ou passar 2 ou 3 meses sem perder sangue.No entanto, se o ciclo menstrual continuar a ser muito irregular para além do prazo de dois anos, é aconselhável consultar um médico ginecologista.

Há muitas ideias erradas sobre a menstruação e suas consequências no dia a dia das mulheres: diz-se que não podem fazer bolos ou pão porque estes não crescem, que se fizerem maionese esta destalha, que não se pode tomar banho nem sequer lavar a cabeça. Durante a menstruação a mulher pode ter uma vida normal e deve ter especiais cuidados com a higiene. O banho não tem qualquer problema, muito pelo contrário!

Para terminar, deixo-te este vídeo com algumas recomendações importantes: